A adição, consiste em unir elementos. É uma das quatro operções básicas da aritmética. Ela esta associada ao conceito de somar ou agregar. Sempre que combinamos novos valores ou elementos estamos a realizar uma adição.
Na matemática, o símbolo + é utilizado para indicar a adição.
Cada número, ou elemento que compõe a soma é chamado é chamado de parcela. Uma adição deve conter no mínimo duas parcelas, mas pode envolver uma quantidade infinita delas.
ExemploA conta de somar, também chamada de conta de mais, é um método que facilita o cálculo de uma adição. Esse algorítimo é útil para somar várias parcelas ou números grande.
Para realizar uma adição, as parcelas devem estar disposta uma abaixo da outra, formando uma espécie de pilha e um traço é colocado abaixo delas. A soma é feita começando pelos os algarismo da ordem da unidade e prossegue para as ordens seguintes, uma a uma.
Ex: 13 + 5 = 28
Realizando a operação, os números devem ser organizados colocando ordens iguais na mesma coluna. Unidade sobre unidade, dezenas sobre dezenas e assim por diante.
A adição possui cinco propriedades com números naturais. No conjuto dos numeros inteiros uma. Estas define e ajudam a calcular operações de adição.
Associar as parcelas para facilitar o cálculo.
ExemploA ordem das parcelas não afeta a soma.
Exemplo2 + 3 é equivalente a 3 + 2, e ambas resulta em 5
O zero [0] é o elemento neutro, pois ele não altera o resultado.
Exemplo5 + 0 = 5
Define que ao somar dois números naturais, sempre resultará em um número natural.
No conjunto dos números inteiros, esta propriedade afirma que o número é considerado oposto ou simétrico quando seu sinal é invertido. Por Exemplo: O oposto de 2 é -2.